quarta-feira, 24 de abril de 2013

Missão Social


Prefácio:

Esta postagem tem por objetivo ser um guia prático para o público em geral, válido para todos os que trabalham, trabalharam ou ainda vão trabalhar.


O que entendemos por missão social?

Nós da Menphis entendemos que todos os cidadãos têm uma missão social. Mas, o que é Missão Social? É uma demagogia? É dar esmolas? É uma ONG ( :)Olho Na Grana )?
Vamos imaginar as seguintes situações, que são normais para a maioria das pessoas.

Quando você procura um médico, o que você espera?
R. Espera que ele ouça as suas queixas, que preste atenção nos seus sintomas, que o encaminhe para um especialista se for o caso, que faça os devidos exames, enfim, espera que ele atue como - “surpresa” - médico.

Quando você procura um advogado, o que você espera?
R. Que ele ouça as suas queixas, que preste atenção na sua história, que lhe dê a solução, que abra um processo ou que lhe defenda, e, assim como o médico, espera que ele atue como um profissional da sua área, ou seja, como advogado.

Quando você vai ao supermercado e pede a um atendente informação, o que você espera? 
        R. Que ele entenda o que você está perguntando e que lhe dê a informação adequada.

Quando você procura um mecânico, o que você espera?
R. Espera que ele entenda o problema do seu carro e faça os reparos que ele for capaz ou que lhe indique quem faz.

Com apenas esses quatro pequenos exemplos, ilustramos o nosso sentimento em relação ao atendimento ao público.

Quando os clientes nos trazem seus problemas realizamos o que é necessário para solucionar, e em casos mais extremos, indicamos um terceiro, caso não seja da nossa especialidade.

Então, vamos comparar a nossa sociedade com uma máquina. Se espera que cada peça cumpra as suas tarefas/obrigações. Que cada peça esteja lá no momento em que precisamos e que cumpra o seu devido papel/função.

Imagine o mundo sem os lixeiros! Imagine o mundo sem carteiros! Sem motoristas de ônibus? (se você tem carro talvez nem todos os seus empregados também tenham).

A sociedade como um todo é uma máquina viva, é constituída por peças que formam estruturas cada vez maiores. Da família, escola, empresas, etc. à presidência do país.

Portanto se você pensa que seu trabalho não é importante ou que a falta que você faz no seu trabalho não afetará o andamento da empresa, pense melhor. É claro que podemos ser substituídos a qualquer momento, mas quando faltamos, não importa a nossa posição no momento, estamos fazendo falta, estamos deixando a máquina defeituosa, sobrecarregando outras peças e, acima de tudo, não estamos honrando a nossa missão social.

Quem escolheu ser médico, advogado ou engenheiro, sabe que as vidas de seus clientes dependem da sua habilidade. Um médico pode matar seu paciente, um advogado pode deixar seu cliente ir preso e um engenheiro pode deixar cair a casa em cima do seu cliente.

Resumindo, todos temos que estar bem dispostos a atender o próximo e a valorizar ainda mais o trabalho que não gostaríamos de fazer.

Uma sociedade justa começa onde todos fazem a sua parte e que estão bem dispostos a fazer a sua parte (missão social) na sociedade em que vivem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário