terça-feira, 16 de abril de 2013

Comunicação – A arma certa em qualquer situação na sua empresa


A comunicação é uma arma e  ela pode ser usada para o bem da sua empresa/negócio. Ela só é usada para o mal quando não é usada ou é mal empregada.

Empresas e escritórios que possuem uma organização de sucesso possuem sistemas de comunicação eficientes.(*)

Quando você estiver falando com o seu cliente,  a comunicação interna é a base do seu sucesso.

Neste caso, pergunte-se:

a) O meu colega me passou todas as informações sobre o cliente?

b) A secretária me passou os dados corretos quando me passou a ligação?

c) O meu colega prestou quais informações no último atendimento?

d) Eu sei o nome correto e a história deste cliente que estou atendendo?

Muito provavelmente as ferramentas que você usa não oferecerão todas estas informações na hora da ligação (exceto se você estiver usando o Advocati.NET CRM).

É evidente que a troca de informações entre a equipe interna e os parceiros é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Não existe nenhuma mágica, o bom atendimento ao cliente começa com a comunicação, inclusive a sua consigo mesmo: seus compromissos estão agendados corretamente? Alguém pode concluir um compromisso seu,  caso você não possa?

A comunicação é mais do que a troca de informações, é uma disciplina, uma filosofia de vida. Seguindo o caminho da comunicação você se tornará mais eficaz e terá uma equipe mais eficiente na conclusão das tarefas.

(*) Projeto Manhattan o projeto de criação da bomba atômica, antes dos alemães, que possibilitou a vitória dos aliados, é um exemplo da comunicação para o bem. O coronel Leslie Groves foi o responsável pela administração do projeto Manhattan tornando um sucesso a criação da bomba atômica em um curto espaço de tempo. Eram 130.000 pessoas trabalhando no projeto.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário