A comunicação é uma arma e ela
pode ser usada para o bem da sua empresa/negócio. Ela só é usada para o mal
quando não é usada ou é mal empregada.
Empresas e escritórios que possuem uma organização de
sucesso possuem sistemas de comunicação eficientes.(*)
Quando você estiver falando com o seu cliente, a comunicação interna é a base do seu sucesso.
Neste caso, pergunte-se:
a) O meu colega me passou todas as informações sobre o
cliente?
b) A secretária me passou os dados corretos quando me passou
a ligação?
c) O meu colega prestou quais informações no último
atendimento?
d) Eu sei o nome correto e a história deste cliente que
estou atendendo?
Muito provavelmente as ferramentas que você usa não
oferecerão todas estas informações na hora da ligação (exceto se você
estiver usando o Advocati.NET CRM).
É evidente que a troca de informações entre a equipe interna
e os parceiros é fundamental para o sucesso do
seu negócio.
Não existe nenhuma mágica, o bom atendimento ao cliente
começa com a comunicação, inclusive a sua consigo mesmo: seus compromissos
estão agendados corretamente? Alguém pode concluir um compromisso seu, caso você não
possa?
A comunicação é mais do que a troca de informações, é uma
disciplina, uma filosofia de vida. Seguindo o caminho da comunicação você se
tornará mais eficaz e terá uma equipe mais eficiente na conclusão das tarefas.
(*) Projeto Manhattan o projeto de criação da bomba atômica,
antes dos alemães, que possibilitou a vitória dos aliados, é um exemplo da
comunicação para o bem. O coronel Leslie Groves foi o responsável pela
administração do projeto Manhattan tornando um sucesso a criação da bomba
atômica em um curto espaço de tempo. Eram 130.000 pessoas trabalhando no
projeto.
Fontes:
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