A utilização de senhas é um fator muito complicado atualmente.
Temos senhas de cartão de crédito, do banco, do windows, da Intranet, do e-mail pessoal, do e-mail corporativo, do facebook, do twitter, do linked-in, do celular, etc.
Um fator grande de risco é mantermos a mesma senha para todos estes serviços de Internet ou banco.
O que fazer então?
A nossa sugestão de senhas é que elas tenham um prefixo padrão, onde não apareça o seu nome mais um sufixo com o nome do serviço sendo utilizado.
Por exemplo:
Senha padrão: manuTk22
Senha do Facebook: manuTk22FB
Senha do Linked-in: manuTk22LkI
Você vai precisar criar uma receita pessoal de como você adicionará os sufixos, mas depois de algum tempo via se tornar fácil para você memorizar suas senhas conforme o serviço que está usando.
Esta dica não é valida para senhas de bancos.
As senhas de bancos você deve criar com números aleatórios que tenham um significa único para você e que não seja identificável, muitos sistemas computacionais de bancos já bloqueiam senhas de fácil assimilação inibindo assim, senhas como 123456 ou datas de nascimento que constem nos cadastros do banco.
O uso da senha também é um fator muito importante. Não podemos acessar contas de banco de computadores públicos ou entrar no banco por redes públicas de Internet. Isto porque tecnicamente é possível que a rede pública que você estiver pode estar sendo monitorada por hackers.
Se você suspeitar de uma rede, não entre. Se você suspeitar e mesmo assim tiver que acessar por necessidade sugerimos que você troque sua senha no próximo logon em um computador e rede de sua confiança.
Infelizmente não existe sistema, por mais avançado no mundo, que esteja 100% protegido. Temos notícias constantemente de sites do governo dos Estados Unidos, como a CIA, FBI e Pentágono, que são hackeados ou têm acessos indevidos quase que diariamente.
Como o Advocati.NET é um sistema ligado à WEB a solução criada pela Menphis foi o desenvolvimento de dois módulos, um que fica instalado na rede interna, o Office Guardina, que bloqueia o acesso à rede por usuários comuns e transforma os usuários do tipo MASTER em comuns evitando assim qualquer alteração nas configurações do Sistema. O outro módulo é o horário de funcionamento, onde você pode impedir que os usuários comuns acessem o sistema fora do horário de funcionamento da empresa/escritório. As duas ferramentas podem se complementar aumentando a segurança dos seus dados.
A dica é que a melhor forma de se proteger é manter uma constante vigilância sobre os seus acessos, uso de senhas e locais de acesso.
-----------------------------
Aviso legal:
NENHUMA GARANTIA.
A Menphis não se responsabiliza, direta ou indiretamente, pela sua política de senhas e o eventual uso da sugestão de senhas descrita neste documento.
Cabe a cada usuário manter e proteger as suas senhas da melhor forma possível e que julgar necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário