quarta-feira, 4 de julho de 2012

CloudComputing

Computação nas nuves ou CloudComputing

A computação nas nuvens, em linhas gerais, consiste em manter seus dados, seus sistemas e arquivos armazenados em computadores fora da sua empresa ou do seu escritório.

Prós e Contras

A vantagem da administração de dados fora da sua empresa é grande, visto que a sua preocupação em aquisição e manutenção de hardware e software passa a não mais existir.

A sua necessidade passa a ser uma conexão com a Internet e um dispositivo qualquer de hardware.

Dependendo do sofware que você mantêm na nuvem é possível acessar por iPhone, iPads, Tablets, etc.

Contras

Se você possui uma necessidade grande de controle absoluto sobre as suas informações, talvez não seja a melhor opção ter o seu sistema na nuvem. Talvez ao seu negócio seja mais adequado uma PrivateCloud que pode ser totalmente terceirizada como é o caso do nosso sistema Advocati.NET onde é possível manter seus dados em um servidor próprio sendo remotamente administrado pela nossa equipe.

Segurança

Para previnir o acesso não autorizado a Menphis desenvolveu o Office Guardian, que impede o acesso do Sistema por usuários comuns fora da rede interna. Também temos a opção do Horário de Funcionamento, onde os usuários comuns podem acessar somente durante o horário de expediente da empresa.
 
Vale lembrar que em uma rede de computadores privada seus dados podem estar  desprotegidos  e passíveis de cópia não autorizadas. Hoje qualquer pen-drive pode levar quase todo o conteúdo, se não todo, do seu computador.

Muitas pessoas se preocupam com os dados e onde eles são armazenados, mas o que mais o usuário deve se preocupar é com a política de segurança usada para senhas e acessos. Se você não se preocupa se suas senhas são fortes, isto é, usando letras, números e alternando maiúsculas e minúsculas, o seu sistema de arquivamento/dados pode ficar comprometido.


Posteriormente conversaremos sobre polícias de segurança em nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário